quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cheia pode estar no início

Em Manaus o Rio Negro está subindo  em média 5 cm por dia.

Manaus, 03 de Novembro de 2010

LAILA PEREIRA

Com a cheia quem sobrevive da pesca vai voltar a faturar
Com a cheia quem sobrevive da pesca vai voltar a faturar (Foto: Márcio Silva)
O nível dos rios de todas as calhas do Amazonas continuam a subir.  Nesta quarta-feira (03) o Rio Negro atingiu a marca de 14,06 m. “Desde o dia 25 de outubro o rio já subiu 43 cm, acredito que já é inicio da cheia”, declarou Valderino Pereira
O superintendente do serviço geológico (CPRM) , Daniel Oliveira, confirmou o nível do Rio Negro e ainda  garantiu que o Rio Solimões, na altura de Tabatinga, já subiu 1,63 m, desde o último repiquete. De acordo com ele não há sinal de que os rios podem voltar a descer, mas devem continuar a ser monitorados.
“Em Manaus o Rio Negro está subindo  em média 5 cm por dia, já em Tabatinga a média é de 3 cm. Isso é considerado normal Esse processo deve continuar até junho do ano que vem”, afirmou Oliveira.
Mas o processo de subida dos rios é lento e os municípios continuam sofrendo com os reflexos da seca. Enquanto isso a Defesa Civil do Estado continua seguindo o cronograma de ações que não tem previsão pra encerrar.
Na primeira fase, por meio dos pólos de Tefé, Cruzeiro do Sul e Tabatinga foram entregues 600 toneladas de mantimentos para 21 municípios afetados. Cerca de 35 mil famílias receberam o auxilio.
O pólo Manaus, que abrange os municípios de Manacapuru, Iranduba e Itacoatiara, também já foi concluído. Estão em andamento, por via terrestre e fluvial, ações nos municípios de Codajás, Anamã, Itapiranga e Beiruri.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário